Série retrata o universos de escolas para "adolescentes problemáticos"

Apesar de ser uma ficção, a produção de Mae Martin se baseia em história reais de adolescentes que são enviados para escolas e acampamentos de "correção". Segundo a autora, a ideia da minissérie surgiu a partir de ter visto amigos próximos enviados para escolas como a Tall Pine Academia, especializada em "jovens problemáticos". Suaamiga pessoal Nicole, que esteve em um desses espaços, atuou como consultora de "Desobedientes".
“Como foi minha melhor amiga que foi mandada para uma dessas escolas, e eu sempre me senti muito culpada por isso, porque eu sentia que deveria ter sido eu quem deveria ter sido mandada, imaginar um cenário em que eu ia tirá-la de lá e depois estava com ela tentando manter a sanidade, foi um exercício muito interessante”, declarou a criadora em entrevista ao The Wrap. Ela diz, inclusive, se identificar principalmente com a adolescente Leila (Alyvia Alyn Lind), que acaba indo para a instituição com a amiga, Abbie (Sydney Topliffe).
Apesar dessas escolas terem se tornado mais populares nos últimos anos no exterior, Mae declarou que deseja que a série abra uma discussão sobre a necessidade de regulamentação e conscientização sobre esse tipo de instituição. “Essa rebelião saudável é crucial — todos nós, acho que agora mais do que nunca, precisamos recorrer à nossa própria rebelião adolescente, porque exige muita criatividade e imaginação... para sonhar com um mundo melhor e uma maneira melhor de fazer as coisas", conclui.