Na vĂ©spera do Dia da IndependĂȘncia, o presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva defendeu a democracia e a convivĂȘncia "civilizada" entre grupos opostos, em pronunciamento veiculado em cadeia nacional de rĂĄdio e televisĂŁo na noite desta sexta-feira (6).



"AmanhĂŁ Ă© dia de comemorarmos a independĂȘncia do Brasil. E Ă© tambĂ©m um bom momento para celebrarmos a democracia. Nenhum paĂ­s Ă© de fato independente sem o exercĂ­cio pleno da democracia", afirmou o presidente, em vĂ­deo de pouco mais de 4 minutos.





NotĂ­cias relacionadas:



* “NĂŁo hĂĄ independĂȘncia em mundo racista”, diz ativista luso-senegalĂȘs.
* Esplanada fecha nesta sexta Ă  noite para desfile do 7 de setembro.


"A democracia Ă© mais do que votar no dia da eleição. É lutar pela conquista de direitos. O direito de fazer trĂȘs refeiçÔes por dia, morar com dignidade, ter um bom emprego, salĂĄrio justo, segurança para cuidar da famĂ­lia e conquistar um futuro melhor para nossos filhos", acrescentou.



Ao destacar que democracia nĂŁo Ă© "pacto de silĂȘncio", mas debate de opiniĂ”es divergentes na sociedade, o presidente enfatizou que isso deve ser feito em um ambiente de respeito, e condenou a difusĂŁo do Ăłdio e deslegitimização da vontade popular.



"Democracia Ă© o diĂĄlogo, Ă© a convivĂȘncia civilizada entre opostos. É o respeito Ă  vontade do povo expressa livremente nas urnas. NĂŁo Ă© o direito de mentir, espalhar o Ăłdio e atentar contra a vontade do povo. Em momentos decisivos da histĂłria, a defesa da democracia Ă© capaz de unir adversĂĄrios de longa data. Foi assim na construção da aliança para garantir a governabilidade do paĂ­s, apĂłs as eleiçÔes de 2022", comentou, citando o arco polĂ­tico de alianças criado apĂłs a tentativa de golpe do dia 8 de janeiro de 2023.



"A vitĂłria da democracia permitiu que trouxĂ©ssemos de volta as polĂ­ticas de inclusĂŁo social que retiraram milhĂ”es de pessoas da pobreza. Permitiu que tivĂ©ssemos, de novo, uma polĂ­tica externa ativa e altiva, Ă  altura da grandeza do Brasil. Que a saĂșde e a educação voltassem a ser prioridade. Que a ciĂȘncia derrotasse o negacionismo. E que o combate a todas as formas de desigualdade voltassem Ă  ordem do dia".



No pronunciamento, Lula exaltou medidas do seu governo, como a retomada de obras por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a geração de emprego e a retirada de 24,5 milhĂ”es de pessoas da fome. O presidente ainda destacou a criação de uma PolĂ­tica Nacional de Segurança PĂșblica, em diĂĄlogo com os 27 governadores. "Juntos, vamos derrotar o crime organizado".



Neste sĂĄbado de manhĂŁ, Lula participa do tradicional desfile cĂ­vico-militar do Dia da IndependĂȘncia, na Esplanada dos MinistĂ©rios, em BrasĂ­lia.



 


http://dlvr.it/TD8dKd

Post a Comment

ŰŁŰ­ŰŻŰ« ŰŁÙ‚ŰŻÙ