CLDF propóe título cidadão honoráro para Vanderlei Luxemburgo

 


Em homenagem aos antigomobilistas do Distrito Federal e Entorno, a Câmara Legislativa realiza uma sessão solene nesta sexta-feira (24), às 19h, no auditório local. O evento reunirá cerca de 74 clubes dedicados à preservação e à valorização de veículos antigos.

Além da solenidade, haverá exposição de aproximadamente 60 carros antigos, com modelos que marcaram gerações e fazem parte da história do automobilismo brasileiro.

O deputado Max Maciel (PSol), autor da iniciativa, destaca a importância de reconhecer o papel cultural e histórico dos antigomobilistas, que mantêm viva a memória de diferentes épocas por meio da conservação automotiva.

 

“Sou antigomobilista e admiro muito esse estilo de vida. Cuidar de um carro antigo é um ato de amor e resistência, que carrega memória, identidade e história. Essa homenagem é um reconhecimento a quem dedica tempo e paixão para preservar um patrimônio que também faz parte da nossa cultura popular”, afirma o parlamentar.

Na justificativa, o projeto diz que busca reconhecer a "vitoriosa carreira" e o exemplo do profissional "comprometido com as grandes causas sociais". O documento também faz um extenso levantamento da trajetória do treinador, destacando seus recordes e conquistas. Luxemburgo é apresentado como uma lenda do futebol nacional, detentor de marcas difíceis de serem superadas.

Conforme detalhado no documento, ele é o “treinador com mais títulos conquistados no Campeonato Brasileiro de Futebol”, com cinco conquistas. Além disso, é o técnico com mais vitórias na competição, somando 356 triunfos. Sua hegemonia nos campeonatos estaduais também é ressaltada, como sendo o treinador com maior número de títulos estaduais conquistados no século 21 (nove) e, ao longo de toda a carreira, acumula 14 taças.

A proposta lista os grandes clubes que Vanderlei Luxemburgo comandou, incluindo pesos-pesados do futebol brasileiro como Palmeiras, Corinthians, Santos, Flamengo, Cruzeiro e a Seleção Brasileira, além de uma passagem pelo gigante europeu Real Madrid. Em 1999, seu auge, foi eleito o melhor treinador de seleções do mundo pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol.

 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال

Política de Privacidade Política de Cookies