“Frankenstein”, de Guillermo del Toro, é um dos principais destaques da seleção
22/07/2025 11h05

O Festival de Veneza anunciou nesta terça-feira (22) a lista completa dos filmes que vão disputar o Leão de Ouro em sua 82ª edição, marcada para acontecer entre os dias 27 de agosto e 6 de setembro de 2025, na Itália.
Ao todo, 21 produções foram selecionadas para a principal competição do evento, que neste ano não terá representantes brasileiros.
Entre os destaques da programação estão obras de cineastas consagrados, como Guillermo del Toro, que apresentará uma nova versão de “Frankenstein”, estrelada por Oscar Isaac e Jacob Elordi, e Yorgos Lanthimos, que volta ao festival com “Bugonia”, novamente em parceria com a vencedora do Oscar Emma Stone.
O longa “La Grazia”, do italiano Paolo Sorrentino, foi escolhido para abrir o festival e traz no elenco o ator Toni Servillo, presença frequente nos filmes do diretor, além de Anna Ferzetti. A seleção inclui ainda nomes como Noah Baumbach, com “Jay Kelly”, estrelado por George Clooney e Adam Sandler, Kathryn Bigelow, com “A House of Dynamite”, e Ben Safdie, que apresenta “Coração de Lutador”, protagonizado por Dwayne Johnson e Emily Blunt.
A lista também conta com títulos aguardados da Netflix e da MUBI, além de filmes de cineastas premiados como Jim Jarmusch, François Ozon, Park Chan-wook, Pietro Marcello e Gianfranco Rossi. Fora da competição, a programação terá exibições especiais, com“Depois da Caçada”, de Luca Guadagnino, com Julia Roberts, Andrew Garfield e Ayo Edebiri, e “Marc By Sofia”, dirigido por Sofia Coppola.O júri oficial do festival será presidido pelo cineasta americano Alexander Payne. A atriz brasileira Fernanda Torres integra o grupo de jurados, embora não haja produções nacionais na disputa pelo prêmio principal.
Confira a lista dos filmes que competem pelo Leão de Ouro no 82º Festival de Veneza:
- "The Wizard of the Kremlin", de Olivier Assayas;
- "Jay Kelly", de Noah Baumbach;
- "The Voice of Hind Rajab", de Kaounther ben Hania;
- "A House of Dynamite", de Kathryn Bigelow;
- "Sun Rises on Us All", de Cai Shangjun;
- "Frankenstein", de Guillermo del Toro;
- "Elisa", de Leonardo di Costanzo;
- "À Pied D'œuvre", de Valérie Donzelli;
- "Silent Friend", de Ildikó Enyedi;
- "The Testament of Ann Lee", de Mona Fastvold;
- "Father Mother Sister Brother", de Jim Jarmusch;
- "Bugonia", de Yorgos Lanthimos;
- "Duse", de Pietro Marcello;
- "Um Film Fato Per Bene", de Franco Maresco;
- "Orphan", de Laszlo Nemes;
- "The Stranger", de François Ozon;
- "No Other Choice", de Chan-wook Park;
- "Sotto Le Nuvole", de Gianfranco Rossi;
- "Coração de Lutador", de Ben Safdie;
- "Girl", de Shu Qi;
- "La Grazia", de Paolo Sorrentino.
Por: TV Cultura