Publicidade

Agentes da Vigilância Ambiental recebem capacitação no Sistema de Ouvidorias da Saúde

Objetivo é aprimorar as habilidades de gestão de mais de 200 servidores responsáveis por mediar o contato entre o cidadão e a Administração Pública

Servidores da Secretaria da Saúde (SES-DF) realizaram, na última semana, o curso de formação em Ouvidoria “Construindo Pontes: Capacitação de Ouvidores na Saúde Pública”. O objetivo foi aprimorar as habilidades de gestão dos servidores responsáveis por mediar o contato entre o cidadão e a Administração Pública do Distrito Federal.

O treinamento possui carga horária de 20 horas e as aulas da última turma a ser capacitada – de um total de 10 – devem se encerrar apenas no final de novembro. O treinamento visa qualificar mais de 200 ouvidores da pasta no atendimento à população, com foco dedicado exclusivamente à temática da saúde.

A terceira turma a participar do curso foi formada por interlocutores titulares de Ouvidoria da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival). Ao todo, a capacitação também se destina a agentes da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), da Administração Central e dos Hospitais Regionais da pasta.

 

A capacitação é voltada aos interlocutores de Ouvidoria da Secretaria de Saúde do DF. Foto: Yuri Freitas/Agência Saúde-DF

O projeto é coordenado pela Gerência de Acompanhamento de Ouvidorias (Geaco), em parceria com a Gerência de Ensino em Saúde (GES) e a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs). À frente da Geaco, o servidor João Batista de Oliveira explica que o curso tem participação de profissionais de diversas áreas. “Além das instruções dos servidores da Geaco, também participam especialistas da SES-DF, incluindo biólogos, auditores de atividades urbanas e outros ouvidores mais experientes. Esses instrutores agregam conhecimentos práticos dos serviços prestados ao cidadão”, pontua Oliveira.
 


Um desses especialistas é a ouvidora titular da Região de Saúde Sul, Eliane Simeão. Com uma trajetória de mais de duas décadas atuando no Sistema de Ouvidorias do DF, Eliane é a ouvidora mais antiga de todo o Distrito Federal e uma das principais palestrantes no treinamento. “São 23 anos atuando na Ouvidoria. Para mim, cada dia é um aprendizado, um ensinamento”, conta.

A ouvidora enfatiza que os profissionais precisam conhecer os processos de trabalho, os canais e o painel de Ouvidoria. “Os interlocutores de ouvidoria precisam estar sempre conscientes de sua função ao encaminhar as demandas da população para que as áreas técnicas as apurem e respondam”, conclui.


Assistente técnica da Dival e uma das alunas do treinamento, Maria do Carmo Sobrinho defende a realização de capacitações como a da última semana para se aperfeiçoar a cultura organizacional no âmbito da SES-DF. “Nós, servidores, precisamos sempre buscar melhorias para a população. Como que se consegue isso? Pesquisando novas técnicas, conhecendo as novas tendências, participando com os colegas para conhecer as dificuldades e especificidades de cada local. Esse momento possui uma importância muito grande”, ressalta.

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

Magspot Blogger Template

ads

Magspot Blogger Template
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes